Em mais um lindo dia estive eu a caçar dos tesouros perdidos: tenho o desejo de deter todos os textos apócrifos. Não que não creia nos canônicos, mas gostaria de conhecer mais os demais textos excluídos da Bíblia. Consegui alguns, comprando livro na Janina, porém tem outros que são quase IMPOSSÍVEL encontrar. Em minha saga na internet, encontrei um título um tanto quanto emblemático: APOCALIPSE DE ADÃO. Bem o que podemos pensar? Adão adivinhando a vinda de Abraão? O Reino de Israel? Isaías? Jesus Cristo? Senti-me um tanto atraída e salvei as poucas páginas do texto no PC.
Bem, quando comecei a ler, me deparei com a seguinte informação: Adão passa alguns conhecimentos a Seth (o terceiro filho dele com Eva), falando de como era no Paraíso e fiquei pasmada com o diálogo erudito de Adão, que falava (numa linguagem erudita e cheia de termos 'gnósticos') que quando ele era só "ele", ele tinha um "princípio divino", meio que se assemelhava a Deus (a grosso modo dizendo), mas quando Deus criou Eva, o princípio divino foi dividido e, resumindo: ele empobreceu, divinamente falando, sua natureza. E comentava aspectos do Paraíso e, e, e,... putz! Já deu! Gente... que é isso? Além de cabuloso a leitura é completamente cansativa; ele fala termos muito complicados e além de conter, deus de não-sei-o-que pra cá, Deus Verdadeiro, de lá... olha, entendi porque ele não está na Bíblia; se com esses livros o povo consegue criar 300 religiões, imagine com esse!
Recomendo tal leitura por experiência, mas não por ser agradável ou importante. Se está curioso, é bom. Se não está é totalmente dispensável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário